Guerra do Sudão : Crime humanitário

 


Esse texto possuí uma opinião própria sobre inúmeras questões sociais, sem o intuito de usar discursos padrões ou politicamente correto, nem escrever o que a grande maioria quer ouvir.

Então aqueles que pretendem ler coisas desse tipo, saiam agora do texto e não continuem.

  

Nos últimos dias as mídias convencionais vincularam notícias sobre a maior crise humanitária da história moderna estimando-se mais de 18 milhões de pessoas com fome aguda no Sudão.

Mas o que realmente está acontecendo lá?

Parece que estou tendo um dejavú. Pois novamente me pergunto cadê os cidadãos de bem das redes sociais que não falam nada sobre as pessoas que estão passando fome lá?

Cadê os defensores dos fracos e oprimidos que, pra apoiar genocida são uns leões, mas agora pra apoiar crianças desnutridas são uns gatinhos assustados.

Pra defender uns milionários inúteis brigando por bobagem, tem tempo, agora pra defender o povo, falta. E os milionários que não tem mais o que fazer da vida além de espalhar fake news e gastar dinheiro com bobagem, por que não estão ajudando?

Essa gente pode ajudar, tem fundos e formas de fazê-lo, por que ficam perdendo tempo brigando por bobagem e gastando dinheiro com coisas inúteis? Todo esse dinheiro jogado fora poderia salvar o país inteiro.

O mundo se perdeu. A sociedade se perdeu. Essa porcaria desse sistema fracassado que defende competição e individualismo só pode gerar:

Guerra, crise e violência.

 

Depois desse breve desabafo que aliás como eu disse parece um dejavu, embora da outra vez tenha sido com o Iêmen, voltemos ao Sudão.

 

Em meados de 2004 o ex-presidente Omar Al-Bashir mobilizou uma milícia árabe de nome Janjaweed que opera até o momento na região de Dafur. Essa milícia, da qual as RSF de hoje em dia possuem raízes amplas, foi criada com o intuito de impedir uma rebelião de grupos não-árabes na região. Porém, estima-se que durante a época, mais de 300 mil pessoas desses grupos de minorias étnicas foram assassinadas. Além do estupro ter sido amplamente utilizado com o intuito de aterrorizar as comunidades negras.

O governo e a milícia negaram as acusações e como nossa boa justiça funciona que é uma beleza, ninguém foi condenado.

É a Disneylandia é só negar e fica por isso mesmo.

Em 2019 o Sudão entrou em um outro momento tenso quando protestos de rua e um golpe militar derrubaram o presidente Bashir depois de três décadas.

Criou-se um governo cívico-militar conjunto.

Em 2021 esse governo foi novamente derrubado por uma união entre as RSF, uma força paramilitar sudanesa criada baseando-se nos preceitos dos Janjaweed e o exército convencional do país. Mas, os dois discordaram sobre a proposta de mudança do regime político.

Em abril do ano passado, as RSF reposicionaram seus membros por todo o Sudão. O exército convencional entendeu isso como uma ameaça e a guerra começou.

Dali em diante foram bombardeios de ambos os lados sem se preocupar com nada, nem ninguém. Além disso as RSF promovem um genocídio étnico, principalmente contra os povos Masalit.

As RSF estupram as mulheres com a intenção de deixa-las aterrorizadas e matam todos que são de minorias étnicas negras.

Povo Sudanês tentando fugir dos crimes do país.
A ONU (que nunca faz nada que preste, afinal só se preocupa consigo mesma) e os EUA (idem a primeira) afirmam que ambos cometeram inúmeros crimes de guerra. Mas claro que os dois lados negam.

Enquanto isso o povo está passando fome. O país está entrando em uma crise humanitária gigantesca. Não há alimentos, não há empregos, não há como se sustentar, bombas caem diariamente nas ruas.

Relatos de mães vendo seus bebês recém-nascidos desnutridos e a beira da morte. Será que esses monstros desses milionários e desses governantes não tem filhos? Será que eles não conseguem entender a dor de ver um filho agonizando a beira da morte por falta de comida?

Parece-me que os governantes e essa gente que tem dinheiro (não podemos nem os chamar de gente na real) são monstros insanos, que vendem até crianças por poder. Bom, no Brasil vimos um deles literalmente matar a mãe por ideologia. O inferno é pouco pra esse tipo de monstro. E para que?

Quem vencer a guerra vai comandar o que?

Será que o ego desses monstros não entende que não vai sobrar nada pra essas bestas comandarem?

E os cúmplices que fingem não ver isso? Que podem ajudar, mas fecham os olhos?

Agora claro, pra postar bobagem no twitter e postar fotinho de "somos todos Ucrânia, ou somos todos Israel" isso sabem.

Vai lá Tio Sam, destrói o mundo e leva esses sem cérebro das redes sociais junto.

A natureza tem razão em tentar se livrar do ser humano.

A única coisa que eu me pergunto é se essas pessoas realmente acreditam que estão certos e se elas realmente não sabem por que tanta catástrofe acontece ao mesmo tempo.

A questão é a seguinte: é burrice ou canalhice?

Fica a dúvida. Mas eu apostaria na segunda.

 

Referências:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/03/22/tem-150-pessoas-enterradas-aqui-e-conhecia-quase-todas-so-eu-sobrei-o-inferno-da-guerra-esquecida-no-sudao.ghtml

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/sudao-podera-ter-a-maior-crise-de-deslocamento-do-mundo-diz-agencia-da-onu/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Omar_al-Bashir

 

Referência das imagens:

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/04/sudao-esta-em-guerra-civil-entenda-conflito-que-matou-mais-de-500-pessoas.shtml

https://www.acnur.org/portugues/2024/04/12/milhares-de-pessoas-ainda-fogem-do-sudao-diariamente-apos-um-ano-de-guerra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samoa

O Estado Independente de Samoa é um pequeno país independente da Oceania. A Oceania é o menor continente do mundo, formado principalmente ...