A vida não é útil

 


Livro escrito por Ailton Krenak, em meio a pandemia do Covid-19 e publicado pela Companhia das Letras em agosto de 2020. O livro foi organizado por Rita Carelli e contém cinco textos adaptados de palestras, entrevistas e lives feitas em novembro de 2017 e junho de 2020.

Ailton Alves Lacerda Krenak OMC, mais conhecido como Ailton Krenak, é um líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta, escritor brasileiro da etnia indígena krenak e Imortal da Academia Brasileira de Letras. Ailton é também professor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional.

Ailton Krenak

Krenak vem se tornando um dos mais influentes pensadores brasileiros da atualidade, trazendo ideias fundamentais para lidarmos com os desafios do mundo de hoje. Seu livro "Ideias para adiar o fim do mundo" já vendeu mais de 50 mil cópias e está sendo traduzido para várias línguas pelo mundo afora.

Um daqueles livros extremamente fáceis de ler, daqueles que a gente começa a ler e não para antes do fim dele. Com uma linguagem simples e direta. Ailton não tem papas na língua e não se esconde atrás de palavras bonitas e de ideias socialmente aceitas. O livro é um soco no estômago para muitos, um daqueles que nos deixa incomodados com um sistema fracassado que não só destrói a nossa vida como também destrói a do nosso planeta.

A vida não é útil, traz em seu título uma crítica a ideia do homem branco de que o "trabalho é a razão da existência" e nos faz questionar o que é importante de verdade para nossa vida. Somos obrigados a produzir mais e mais, acelerar mais e mais, destruir o planeta mais e mais. Fazemos tudo que nos disseram que "é útil" e esquecemos de fazer aquilo que é importante de verdade para nós.  Nas palavras de Ailton "O pensamento vazio dos brancos não consegue conviver com a ideia de viver a toa no mundo. Acham que o trabalho é a razão da existência deles. Eles escravizaram tanto os outros que agora precisam escravizar a si mesmos" (KRENAK, pg. 62).

Crítico feroz da ideia de que a economia não pode parar. Nos traz a reflexão sobre o quanto esquecemos que o nosso planeta é um organismo vivo que pode nos eliminar quando quiser e assim mesmo nós o estamos destruindo. Consumindo a vida do nosso planeta, estamos consumindo a nós mesmos.

Muito se falava em novo normal, o próprio Krenak no livro tem esperança de que aprendamos. Agora sabemos que não aprendemos, que a pandemia não ensino nada as pessoas. Que nós voltamos ao normal. Voltamos a consumir o planeta, a correr para nossa extinção impulsionados por nas palavras do próprio krenak "governos burros que acreditam que a economia não pode parar...".

O coronavírus provou que somos parasitas arrogantes, a terra nos diz: “Vocês piraram, se esqueceram quem são e agora estão perdidos achando que conquistaram algo com os brinquedos de vocês” (KRENAK, pag. 35), nos da uma oportunidade de pensar. E o que a gente faz? Ignora e continua fazendo a mesma bobagem. Seguindo idiotas bilionários, empresários que matam suas próprias mães por dinheiro.

O agro não é pop. A sustentabilidade é uma mentira criada para satisfazer o ego de empresários que não se importam nem com o futuro de seus próprios filhos. Afinal como diz Krenak "não dá para comer dinheiro".

A terra tem vida, a terra é mãe. O ser humano em sua arrogância confundiu as coisas. Não somos nós que controlamos ela, e ela que nos deixa viver. O Covid mostrou isso, ela nos disse "Vamos lá respirem agora quero ver" (KRENAK, pag. 11). E aí? Acabou a arrogância, acabou o dinheiro, acabou tudo.

Ailton e os povos nativos sabem algo que nós esquecemos a muito tempo. Dinheiro não compra vida. E nós estamos jogando a nossa fora.

 

Referências:

KRENAK, Ailton. A vida não é útil.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ailton_Krenak

Referências de imagens:

https://123ecos.com.br/docs/quem-e-ailton-krenak/

https://www.politize.com.br/ailton-krenak/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samoa

O Estado Independente de Samoa é um pequeno país independente da Oceania. A Oceania é o menor continente do mundo, formado principalmente ...