Feliz Ano Novoooo!!!

Feliz Ano Novooo !!!

Todos desejam feliz ano novo, conquistas e coisas boas no ano que está por vir.

Mas o que é o ano novo? Qual sua origem?

O Ano Novo assim como inúmeros outros feriados durante o ano receberam vários tipos de interpretações e formas de serem comemorados durante a História. Essa data traz consigo inúmeras questões correlacionadas, como crenças, reflexões, planos…

Inúmeras religiões têm sua própria forma de comemorá-lo. Tendo inclusive seu próprio dia, fazendo referência a seus respectivos calendários e sua própria lógica cultural.

Os Judeus por exemplo, que possuem um calendário lunar, o comemoram no sétimo mês de seu calendário, equivalente ao final de setembro início de outubro.

Já os muçulmanos comemoram no início do mês de Muharram, finalizando no décimo dia do mesmo mês. Estes fazendo referência ao êxodo de Maomé.

Ambas as culturas têm algo em comum. Estas utilizam o feriado de Ano Novo como um momento de introversão, meditação, reflexão e paz. Contrário da nossa lógica de festejos.

Ideia essa que possui raízes na cultura Romana, onde era comemorado o dia ao Deus Jano. Deus das mudanças e transições.

Deus Jano
É nessa mesma Roma, que com a adição do calendário Gregoriano inicia-se a comemoração na data onde é celebrado o feriado na maioria dos países modernos.

Os Chineses que assim como os Judeus também possuem calendário lunar. Estes comemoram o feriado em uma data móvel, que depende das fases da lua (entre Janeiro e Fevereiro na nossa concepção) sendo seguidos por boa parte da cultura Oriental. 

Dragão Chinês.
Os Chineses também possuem inúmeras comemorações e festas, tendo o Dragão como principal agente. mbolo da limpeza das coisas ruins e do recomeço.

Se formos mais para trás ainda na História podemos notar que na antiguidade se comemorava uma data marcada pela ideia de recomeço. O reinício da vida, marcado pelo fim do inverno e início da primavera. O que corresponderia para nós em Março.

O Ano Novo torna-se dessa forma uma gama de crenças, de ideias, de interpretações, de indagações, de simbolismos. A grande maioria pautada na ideia de reflexão, de esperança.

No Brasil temos a ideia de Réveillon, uma palavra de origem francesa que significa despertar, acordar, reanimar.

Independente de onde se originou, da crença, da religião, do modo de ser comemorado. O Ano Novo traz mais do que um feriado onde comemos e bebemos muito. O Ano Novo nos traz como simbolismo a oportunidade de repensarmos aquilo que fizemos e aquilo que queremos fazer para o próximo ano. Refletirmos sobre nós mesmos, sobre nossas famílias, sobre aquilo que temos e que queremos ter em um futuro que está por vir.

Alguém dirá que é possível fazermos isso todos os dias. E errado não está. Mas, as vezes precisamos de um marco, de uma data que feche um ciclo para que possamos começar outro.

Assim como o Dragão que apaga as coisas ruins e Jano que traz a mudança.

É tempo de refletirmos e de repensarmos. Um sábio uma vez disse.

Se você quer mudar o mundo, comece mudando a si mesmo.

Feliz Ano Novo!!!

 

 

Referências:


Texto:

https://www.todamateria.com.br/ano-novo/

https://www.cet.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=412:feliz-ano-novo-conheca-a-origem-as-tradicoes-e-as-simpatias&catid=34&Itemid=101

https://www.significados.com.br/reveillon/ 

Imagens:

Jano: https://www.mitoselendas.com.br/2021/11/jano-deus-romano-do-tempo-principios.html

Dragão: https://shaolinwushu.com.br/danca-do-leao/

Fogos: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-12/ano-novo-fogos-de-artificio-exigem-prudencia-e-manuseio-correto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samoa

O Estado Independente de Samoa é um pequeno país independente da Oceania. A Oceania é o menor continente do mundo, formado principalmente ...