Fahrenheit 451

 

Capa do livro da Biblioteca Azul.

Um clássico da ficção científica escrito por Ray Bradbury.

O autor nasceu nos Estados Unidos, em 1920. Escreveu romances, contos, peças, poesia e roteiros para filmes, mas se tornou famoso com seus romances visionários.

Vindo a falecer em junho de 2012, foi considerado um dos mais importantes nomes da ficção científica, vendendo mais de 8 milhões de cópias de seus livros.

Dele, a Biblioteca Azul publicou Fahrenheit 451 (romance), Prazer em queimar (contos), As crônicas marcianas (contos) e A cidade inteira dorme e outros contos.

Fahrenheit 451 é considerado por alguns como a obra-prima do autor, tendo surgido do conto “O bombeiro” que está no livro “Prazer em queimar: histórias de Fahrenheit 451.

O livro teve inúmeras adaptações para o teatro e duas para cinema. Uma clássica dirigida pelo lendário François Truffaut e uma mais atual produzida pela HBO e estrelada pelo ator Michael B. Jordan.


O livro conta a história do bombeiro Guy Montag.

No universo de Bradbury a tecnologia chegou a um ponto onde a literatura está ameaçada. Os livros são proibidos. Seus portadores criminosos e os bombeiros pagos para manter a ordem, queimando-os.

Montag tem uma vida comum e normal, mas passa a questionar a sociedade a partir de acontecimentos envolvendo sua esposa e uma menina chamada Clarisse.

Fahrenheit traz uma análise extremamente interessante sobre o poder da tecnologia e o impacto delas para a sociedade. O autor debate questões sobre o que é a real liberdade? O que é felicidade? Até que ponto controlamos ou somos controlados pela tecnologia? A tecnologia é realmente neutra?

O autor escreve na época do Macartismo estadunidense mas acerta na nossa sociedade. Se tornando um clássico bem atual.

Tendo sido lançado em 1953 é uma história surpreendente e de leitura obrigatória para refletirmos sobre nós mesmos. 

 

Referências:

Texto e imagem:

https://www.amazon.com.br/Fahrenheit-451-Ray-Bradbury/dp/8525052248

Imagem:

https://factotumcultural.com.br/2020/07/23/fahrenheit-415-versoes-1966-e-2018/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samoa

O Estado Independente de Samoa é um pequeno país independente da Oceania. A Oceania é o menor continente do mundo, formado principalmente ...