Samoa


O Estado Independente de Samoa é um pequeno país independente da Oceania.

A Oceania é o menor continente do mundo, formado principalmente por ilhas, formando aproximadamente 9 milhões de km². O continente é conhecido como “Novíssimo Mundo”. Já que foi descoberto depois das Américas, conhecidas como Novo Mundo. Tem representado na Australia sua maior ilha.

O continente possuí 14 países e 22 dependências. Samoa é um dos países independentes, porém conta com uma pequena ilhota chamada de Samoa Americana que ainda é mantida pelos Estados Unidos.

As ilhas no geral possuem uma cultura rica e inúmeras curiosidades, como o fato de nenhuma delas possuir fronteiras terrestres, sendo totalmente separadas pelo oceano.

As ilhas de Samoa estão localizadas ao sul do Oceano Pacifico, na zona etnogeografica da Polinésia. O Estado consiste em nove ilhas vulcânicas, tendo em Savai’i e Upolu, 99% de seu território terrestres. Está última é lar de três quartos da população do país e de sua capital Apia. A Leste dessa ilha está a ilha de Samoa Americana que pertence aos EUA.

O país possuí aproximadamente 178 mil habitantes, sendo 93% de samoanos, e 7% de descendentes de outros polinésios e de Europeus.

Samoanos.


Seu governo é uma república parlamentarista e sua economia gira em torno da agricultura e do turismo. Mas o país está em uma ascensão em aspectos socioeconômicos.

Falar na História das culturas dessas ilhas é algo muito complicado, pois, existem pouquíssimos estudos sobre o assunto. O país adquiriu sua independência somente em 1962 e ainda assim foi a primeira ilha a conseguir isso. Porém sua história está entrelaçada a dos polinésios e se torna impossível falar em Samoa sem falar da polinésia.

A polinésia é uma área geográfica formada em torno do povo étnico-linguístico de mesmo nome. Essa área abrange uma das três grandes áreas pelas quais é dividido a Oceania (Polinésia, Micronésia e Melanésia). Também conhecida como triangulo da polinésia tem como seus vértices os territórios da Nova Zelandia, do Havia e de Rapa Nui (ilha de pascoa).

Mas de onde vieram os Polinésios?

A partir de estudos de DNA e de analises das línguas, estima-se que os Polinésios teriam migrado a aproximadamente 4 mil anos do sul da China, atual Taiwan para a ilha de Nova Guiné. Dali, para as ilhas Salomão, Samoa, Fiji, Tonga e assim por diante.

Esses povos foram provavelmente os primeiros a utilizar as estrelas, a interpretar os voos das aves, a formação das ondas e até mesmo as cores das nuvens para poderem navegar. Utilizando de um navio chamado “Vaka”, esses povos saiam para explorar o oceano à medida que seus locais de origem já estavam começando a ficar muito populosos. Estima-se que levavam consigo tudo que possuíam, desde animais domésticos e plantas.  

Existem muitos pesquisadores que acreditam que eles tenham chegado até Madagascar, muito provavelmente até mesmo nas Américas devido as similaridades do DNA deles com dos nossos nativos.

Voltando a Samoa.

Estima-se que os polinésios teriam chegado as ilhas de Samoa a 2 mil anos atrás, sendo que os europeus só chegariam em 1700 d.C.. Mas só acarretariam problemas para as ilhas a partir de 1830 com a chegada dos missionários e comerciantes ingleses.

Em 1889, Britânicos, Estado-unidenses e Alemães fariam a convenção tripartida de Samoa, entregando a parte leste para os Estados Unidos e a Oeste para a Alemanha. Com a derrota da Alemanha na primeira guerra, a parte Oeste de Samoa passou a ser administrada pela Nova Zelandia, até que em 1962 conseguiria sua independência sobre a alcunha de Samoa Ocidental.

Somente em 1997 se tornaria Samoa.

Mesmo com a chegada dos Europeus, os samoanos ainda mantêm uma forte ligação com sua identidade e sua cultura histórica. Seus sistemas sociais, de linguagem, cultos ainda são muito ligados ao dos polinésios antigos.

Como exemplos dessa cultura podemos citar a religiosidade e as tatuagens.

Embora o país tenha o cristianismo como principal religião hoje. A população ainda acredita que tudo no mundo possuí uma energia chamada “mana”. Esse poder é a capacidade inata de fazer algo. Esse poder também pode ser encontrado nos animais, nas plantas, nas arvores, na natureza no geral. Ele traz consigo a ideia de Tabus, algo extremamente sagrado que não pode ser quebrado de jeito nenhum dentro da cultura desses povos.

As tatuagens são uma forma de linguagem, mostrando os feitos das pessoas, de qual ilha a pessoa partiu, qual sua linhagem, sua hierarquia, suas aventuras.

Escrever sobre os povos polinésios no geral é uma aventura. Inúmeros Antropólogos se debruçaram sobre esses povos, fazendo suas pesquisas em busca de compreender essas culturas tão diversas e tão mistificada pelo conhecimento ocidental. Porém, nós ainda estamos muito distantes de compreender minimamente as logicas inerentes dos rituais que eles ainda hoje mantêm.

Essas ilhas se tornam de certa forma um exemplo a ser seguido de identidade e tradição, sobrevivendo em um mundo cada vez mais superficial e homogêneo.

 

Referências:

https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/acervo/saiba-mais-trajetoria-polinesios-oceano-pacifico-699885.phtml

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/paises-da-oceania.htm

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/samoa.htm

https://www.infoescola.com/oceania/polinesia/

https://www.infoescola.com/oceania/samoa/

 

Referências imagens:

https://www.istockphoto.com/br/foto/praia-tropical-com-coqueiros-e-casas-de-praia-em-samoa-upolu-gm949400730-259170696

https://en.wikipedia.org/wiki/Samoans


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samoa

O Estado Independente de Samoa é um pequeno país independente da Oceania. A Oceania é o menor continente do mundo, formado principalmente ...