Os Países Baixos

 



Existem inúmeros países no mundo com culturas distintas e interessantes para serem analisadas em toda sua grandeza e especificidade. A Holanda é um desses países. Hoje chamado de Reino dos Países Baixos, compreende uma rica História. Os canais de Amsterdã e o festival das tulipas são eventos mundialmente famosos. Mas, o país vai muito mais além, tendo um dos maiores IDH (índice de desenvolvimento humano) do mundo, uma população extremamente respeitosa e uma cultura na qual deveríamos nos inspirar.

Também conhecidos como Reino dos países baixos é um país localizado na Europa Ocidental, mais precisamente no Noroeste Europeu. É banhado pelo Mar do Norte, fazendo fronteira a sudoeste e leste com a Bélgica e a Alemanha. Possuí além das terras continentais algumas ilhas no caribe, são elas: Aruba, Bonaire, Curacão, Sab, São Eustaquio e São Martinho.

Seu relevo é caracterizado por extensas planícies litorâneas, característica essa que dá o nome atual do território, e por feições que recebem o nome de polders. Estes são terrenos muito baixos constantemente alagados pelos corpos d'aguas adjacentes. Essa característica dos polders obrigou os povos locais a construírem diques e barragens para impedir o avanço da água. A elevação média do território é de 30 metros, tendo seu ponto mais alto na colina de Vaalserberg, a 322 metros de altura.

Sua vegetação é formada por dunas, pântanos e turfeiras. Além de algumas áreas de campos, charneca e bosques. Seu clima é o temperado oceânico, com sua temperatura vareando entre 2 e 17° C. Os principais rios que cruzam os países baixos são o Reno, o Mosa e o Escalda.

Até 2020 território era chamado de Holanda, nome que ainda é muito utilizado. Porém Holanda representa somente duas províncias do país, daí a mudança para o nome Países Baixos que na língua neerlandesa (língua oficial do país) significa literalmente "terra baixas" fazendo alusão ao relevo como já citado.

Com uma área de 41,5 km² é um país superpopuloso, tendo na capital Amsterdã e na cidade de Roterdã sua maior densidade.

A economia é altamente desenvolvida com o setor terciário representando a maior parte de seu PIB. Os Países Baixos possuem também um dos maiores IDH do mundo, mais de 95 % de sua população possuí saneamento básico e energia gratuita para toda a população. Além dos altos níveis de saúde, educação, segurança e vida pessoal.

Seu governo é uma monarquia constitucional parlamentarista, tendo o monarca desempenhando a função de chefe de Estado e o primeiro-ministro como chefe do governo.

Festival das tulipas Amsterdã.
Os Países Baixos possuem uma cultura vasta e peculiar, e a população local se orgulha muito dessa especificidade. O país tem como símbolos a
cor laranja, o leão, as tulipas (que tem um festival para elas) possui um vasto destaque na área das artes visuais e plásticas, com inúmeros artistas famosos ao longo de sua história.

Embora o neerlandes seja a língua predominante, existem inúmeros dialetos locais falados no território e todos com alto grau de aceitação e respeito. Para os holandeses se torna natural respeitar a diferença. Sendo um país orgulhoso do respeito a liberdade individual das pessoas e de sua democracia.

Outro fato distinto da cultura holandesa é a inexpressiva religiosidade, onde mais de 50% da população é ateia ou não possui nenhuma religião. Quem não se lembra das igrejas holandesas sendo transformadas em bibliotecas que viralisaram a uns anos nas redes sociais.

 

Mas e a História do território dos Países Baixos?

 

O território possuí vestígios de habitação desde 100.000 anos no passado, durante a última glaciação. Povoado provavelmente por caçadores-coletores, a agricultura só chegaria em 5000 a.C., iniciando provavelmente uma sociedade agrícola.

Mas os primeiros restos realmente notáveis da pré-história no território seriam os Dolmens encontrados na província de Drente, estes datados entre 4000 e 3200 a.C. Dolmens que são uma estrutura megalítica feita com pedra, onde se coloca pedras verticais com uma horizontal como se fosse um telhado. Estima-se que eram usados como túmulos para as sociedades da época. Também foram encontrados em todo o território inúmeras contas de estanho, colares, armas, estatuas de bronze, o que demonstra uma grande capacidade de manipulação do bronze.

Dolmen em Drente.

Até a chegada do Império Romano o território pertenceu a inúmeras tribos germânicas como frísios e celtas. No século I a.C. os Romanos chegariam para criar a província da Germânia Inferior. Mesmo com a criação dessa província, as tribos germânicas se mantiveram no local, agora dividindo seu território com Saxões que invadiram a leste e Francos que invadiram ao sul.

Seria somente com a submissão a Carlos Magnos e o Sacro-império Romano Germânico que as tribos teriam uma pseudounificação e iniciariam o desenvolvimento da economia.

Com Carlos V da Espanha se tornando imperador do Sacro-império a região na época conhecida como Dezessete províncias dos Países Baixos que incluíam também os territórios onde hoje fica a Bélgica e Luxemburgo, passou ao controle da Espanha. Até que em 1579 as províncias neerlandesas entrariam na chamada guerra dos oitenta anos contra a Espanha pela independência das províncias.

Os Países Baixos se tornaram a primeira nação republicana europeia e logo dispararam em um intenso movimento mercantil, em uma intensa ascensão econômica, movida pelas grandes navegações, onde os holandeses eram potência. Além da expansão de seu território para inúmeros outros locais do planeta, desde a Indonésia até o Brasil.

Essa expansão foi freada pela invasão francesa de Napoleão. Após o congresso de Viena em 1815, o Reino Unido dos Países Baixos foi criado, com os territórios da Bélgica e de Luxemburgo em seu poder. Até que em 1830 Guilherme III conseguiria a independência da Bélgica e após a morte do Monarca Luxemburgo também seguiria seu próprio caminho.

Existem inúmeras outras curiosidades sobre os Países Baixos. Aqui citarei algumas das mais interessantes como o fato de existirem mais bicicletas do que pessoas no país, sendo o meio de transporte mais comum por lá.

Existe o festival das tulipas de Amsterdã, símbolo nacional e um dos eventos mais importantes do país junto com o Sinterklaas, celebração da chegada de São Nicolau no início de dezembro, onde se troca presentes e existem inúmeras paradas e desfiles. É tradicionalmente um país riquíssimo em músicas eletrônicas e clássicas.

Podemos notar como a Holanda ou Países Baixos possui uma riqueza cultural gigantesca, pois, consegue trazer a luz um local onde música clássica e eletrônica coexiste, onde o Papai Noel e Van Gogh se encontram. Onde um grande desenvolvimento econômico e um imenso senso de solidariedade e humanismo se encontram. Tornando sua cultura um exemplo e um espelho com o qual deveríamos aprender.

Referências:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-baixos.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/paises-baixos.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%B3lmen

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%ADses_Baixos

 

Referências imagens:

https://www.kayak.com.br/news/cultura-holanda/

https://pt.123rf.com/photo_167119564_dolmen-d-15-na-prov%C3%ADncia-de-drenthe-na-holanda-com-um-fundo-de-carvalhos-e-um-belo-c%C3%A9u-nebuloso.html

https://www.google.com/search?q=festival+das+tulipas+amsterda&tbm=isch&ved=2ahUKEwiJ4a6G2oiFAxWVOLkGHf__Ac4Q2-cCegQIABAA&oq=festival+das+tulipas+amsterda&gs_lp=EgNpbWciHWZlc3RpdmFsIGRhcyB0dWxpcGFzIGFtc3RlcmRhMgcQABiABBgYMgcQABiABBgYSIoPUABYjw5wAXgAkAEAmAGUAaAB9AmqAQMwLjm4AQPIAQD4AQGKAgtnd3Mtd2l6LWltZ4gGAQ&sclient=img&ei=R-n9ZcmhEJXx5OUP__-H8Aw&bih=674&biw=1517&prmd=invmsbtz#imgrc=WSC1yhg3agCf3M

https://www.google.com/search?q=paises+baixos+wallpaper&tbm=isch&ved=2ahUKEwjv5-al24iFAxWtB7kGHfkJDB4Q2-cCegQIABAA&oq=paises+baixos+wallpaper&gs_lp=EgNpbWciF3BhaXNlcyBiYWl4b3Mgd2FsbHBhcGVySOArUMkJWIIrcAB4AJABAJgBlQGgAecXqgEEMC4yM7gBA8gBAPgBAYoCC2d3cy13aXotaW1nwgIEECMYJ8ICBRAAGIAEwgIKEAAYgAQYigUYQ8ICCBAAGIAEGLEDwgIEEAAYA8ICDhAAGIAEGIoFGLEDGIMBwgILEAAYgAQYsQMYgwHCAg0QABiABBiKBRhDGLEDwgIHEAAYgAQYGIgGAQ&sclient=img&ei=ler9Za_JJq2P5OUP-ZOw8AE&bih=674&biw=1517&prmd=invmsbtz#imgrc=jn0fa_gUH6V3pM

Samoa

O Estado Independente de Samoa é um pequeno país independente da Oceania. A Oceania é o menor continente do mundo, formado principalmente ...