Anquilossauro

 


O Anquilossauro, junto com o Tiranossauro Rex e o Velociraptor é um dos dinossauros mais famosos da cultura pop, tendo inúmeras representações em diferentes nichos culturais.  

Ankylossaurus Magniventris é o nome dado a um gênero de dinossauros encouraçados herbívoros. Seus fosseis foram encontrados no território onde hoje é a América do Norte. Estima-se que tenham vivido entre 66 e 65 milhões de anos atrás, durante o final do período Cretáceo.

O nome Ankylossaurus vem do grego e significa "lagarto fundido". Já Magniventris vem do latim e significa "grande barriga". O nome foi dado pelo paleontólogo Barnum Brown que encontrou na localidade conhecida como formação Hell Creek em 1906 os primeiros vestígios do espécime.

Na época esses vestígios foram a parte superior do crânio, dois dentes, parte da cintura escapular, vertebras cervicais, dorsais e caudais, costelas e algumas osteodermas (placas de armadura). A partir desses fosseis, em 1908 o paleontólogo sugeriu o nome e fez o primeiro esboço do espécime. Esse primeiro esboço mostrava o Anquilossauro muito próximo ao Estegossauro com as costas arqueadas e as patas dianteiras compridas. Além de não ter a famosa clava na cauda.

Em 1910, o próprio Brown encontrou outro espécime de Anquilossauro, agora na formação Scollard no Canada. Este espécime incluía um crânio completo, mandíbulas, costelas, vertebras, ossos dos membros e da armadura e o único clube da cauda conhecido deste gênero. Agora a clava da cauda estava aparente.


Fossil Cabeça e Cauda

Além disso Brown também encontrou mais de 70 osteodermas na formação Lance de Wyoming quando escavava um Tiranossauro que ele acreditava ser do próprio Tiranossauro, mas posteriormente foi atribuída ao Anquilossauro.

O Anquilossauro tinha o corpo totalmente protegido por uma armadura de osso. Ainda se discuti como eram distribuídas as osteodermas ao longo do corpo, tendo inúmeras representações criadas até o momento. Ele possuía uma clava na ponta da cauda que poderia até quebrar ossos de grandes predadores. Estima-se que seu crânio poderia variar entre 55,5 e 64,5 centímetros de comprimento e 64,5 e 74,5 centímetros de largura. Sua altura poderia variar entre 1,4 e 2 metros. Enquanto seu comprimento poderia variar de 7,56 a 9 metros. Já seu peso acredita-se que poderia variar entre 4 e 7 toneladas.

Era um dinossauro quadrupede com pernas pequenas e curtas e sua barriga era a parte mais frágil por não possuir osteodermas. Porém era bem difícil algum predador conseguir virar esse animal para atacar a barriga. Estima-se que fora um animal lento.

A partir do Anquilossauro Brown criou uma nova família de dinossauros, a família dos Ankylosauridae, caracterizada por crânios enormes e triangulares, pescoços curtos, costas rígidas, corpos largos e cobertos por inúmeras osteodermas.

O focinho do Anquilossauro era arqueado e truncado para frente, lembrando o bico de uma ave atual. Estima-se que se alimentavam de folhas duras e frutas carnudas, provavelmente comendo por volta de 60 kg de samambaias e arbustos rasteiros por dia.

Alguns pesquisadores defendem que os membros anteriores do dinossauro suportavam a maior parte do peso do corpo e eram adaptados para serem muito fortes, para facilitar a alimentação. Além de dar a eles a capacidade de escavar.

O Anquilossauro conviveu com inúmeros dinossauros em sua região, como Triceratops, Edmontossaruos, os famosos Velociraptores e Tiranossauros, fosseis esses abundantes na região diferente do anquilossauro. Porém, ainda assim o Anquilossauro ganhou fama na cultura popular, talvez por acabar se tornando um sinônimo de dinossauro encouraçado.

Embora ainda haja poucos fosseis e evidencias para trazer a luz uma representação boa desse animal, existem inúmeras representações tanto entre os cientistas como na cultura popular. Nós vimos isso nos filmes Jurassic Park 3 (2001), Jurassic world (2015) e Jurassic world: Fallen Kingdom (2018).

Ele também aparece no longa de animação da Disney Dinossauro, como um animal pequeno, ingênuo e até bem infantil, lembrando um cachorro.

Temos também muitas representações em vídeo games e documentários.

 

Referências:

https://www.ikessauro.com/2008/03/anquilossauro.html

https://www.atlasvirtual.com.br/anquilossauro.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anquilossauro

 

Referências das imagens:

https://pt.made-in-china.com/co_gengudino/product_Ankylosaurus-Fossil-Life-Size-Skeleton-Museum-Quality-Dinosaur-Skeleton_rgeiiheyg.html

https://mundopre-historico.blogspot.com/2010/12/anquilossauro_14.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Samoa

O Estado Independente de Samoa é um pequeno país independente da Oceania. A Oceania é o menor continente do mundo, formado principalmente ...