Para educar o potencial humano

 


Maria Montessori foi educadora, médica e pedagoga italiana. Formada em medicina utilizou de seus conhecimentos das características biológicas e psicológicas da criança para criar aquilo que chamamos hoje de "educação Montessoriana".

Maria Montessori
Na concepção de Montessori liberdade e disciplina são sinônimos, não existe uma sem a outra. Baseando-se nisso desenvolveu a ideia de “autoeducação” que consiste na interferência mínima do educador para que a criança, o espaço escolar e o material didática seja o foco verdadeiro do aprendizado.

Seu foco era a educação sensorial, base da educação intelectual da criança. Ou seja, os professores, pais e educandos deveriam destacar a liberdade e estimular as crianças para que elas façam as coisas da sua própria maneira, desenvolvendo assim seu corpo físico e mental.

Suas pesquisas foram de extrema importância para revolucionar a pedagogia. Pois, coloca no centro a criança estimulando a educação para a liberdade e a autonomia do pequeno.

No livro "Para Educar o potencial humano" publicado pós morte em 2004 pela Papirus Editora nos apresenta aquilo que a pedagoga chamou de "Educação Cósmica".

Nele a educadora enfatiza a educação da criança a partir dos seis anos para o pleno desenvolvimento de suas capacidades e respeito pelo mundo.

A educadora faz uma breve descrição da evolução do universo ao longo das eras. Dando destaque a importância da cooperação e das relações no processo evolucionário do planeta e como nós estamos conectados a essa evolução, nos tornando uma engrenagem em meio a essa evolução cósmica.

A ideia da educadora é que a criança a partir dos seis anos compreenda que "um é tudo, e tudo é um". Que tudo está ligado com o cosmos, com a natureza. Estimulando assim sentimentos de respeito, amor e cooperação desde o início da infância.

A pedagoga acreditava na interdependência de todos os elementos da natureza. Nós somos feitos pela natureza assim como a modificamos e temos que ter respeito e responsabilidade por essa transformação.

Na educação Montessoriana o foco é sempre a criança. País, responsáveis e professores devem assim criar um espaço, e um material que gire em torno da criança. Não de si mesmo. Despejando na criança conhecimentos decorados, traumas e ideologias já enraizadas.

Ouvi-la, respeitar suas decisões, emoções, tempos, particularidades se torna ponto principal na educação, tornando os educadores um observador. Alguém que deixa a criança tomar as rédeas da sua própria educação enquanto intervêm somente quando é pedido ou necessário.

Existem inúmeras escolas, professores, país Montessorianos. Seu foco é ensinar seus filhos e alunos a serem eles mesmos. Utilizando da cooperação, do respeito e do entendimento que é necessário como diria Edgar Morin, religar o conhecimento, religar as disciplinas, religar as pessoas, religar aquilo que nunca deveria ter sido separado.

 

Referências:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Montessori

https://www.amazon.com.br/educar-potencial-humano-Maria-Montessori-ebook/dp/B07LFJNQTH

Referências das imagens:

https://papirus.com.br/produto/para-educar-o-potencial-humano/

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/03/quem-foi-maria-montessori-pedagoga-italiana-que-revolucionou-educacao.html


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