Maria Montessori foi educadora,
médica e pedagoga italiana. Formada em medicina utilizou de seus conhecimentos
das características biológicas e psicológicas da criança para criar aquilo que
chamamos hoje de "educação Montessoriana".
Maria Montessori |
Seu foco era a educação
sensorial, base da educação intelectual da criança. Ou seja, os professores,
pais e educandos deveriam destacar a liberdade e estimular as crianças para que
elas façam as coisas da sua própria maneira, desenvolvendo assim seu corpo
físico e mental.
Suas pesquisas foram de extrema
importância para revolucionar a pedagogia. Pois, coloca no centro a criança
estimulando a educação para a liberdade e a autonomia do pequeno.
No livro "Para Educar o
potencial humano" publicado pós morte em 2004 pela Papirus Editora nos
apresenta aquilo que a pedagoga chamou de "Educação Cósmica".
Nele a educadora enfatiza a
educação da criança a partir dos seis anos para o pleno desenvolvimento de suas
capacidades e respeito pelo mundo.
A educadora faz uma breve
descrição da evolução do universo ao longo das eras. Dando destaque a
importância da cooperação e das relações no processo evolucionário do planeta e
como nós estamos conectados a essa evolução, nos tornando uma engrenagem em
meio a essa evolução cósmica.
A ideia da educadora é que a
criança a partir dos seis anos compreenda que "um é tudo, e tudo é
um". Que tudo está ligado com o cosmos, com a natureza. Estimulando assim
sentimentos de respeito, amor e cooperação desde o início da infância.
A pedagoga acreditava na interdependência
de todos os elementos da natureza. Nós somos feitos pela natureza assim como a
modificamos e temos que ter respeito e responsabilidade por essa transformação.
Na educação Montessoriana o foco
é sempre a criança. País, responsáveis e professores devem assim criar um
espaço, e um material que gire em torno da criança. Não de si mesmo. Despejando
na criança conhecimentos decorados, traumas e ideologias já enraizadas.
Ouvi-la, respeitar suas decisões,
emoções, tempos, particularidades se torna ponto principal na educação, tornando
os educadores um observador. Alguém que deixa a criança tomar as rédeas da sua
própria educação enquanto intervêm somente quando é pedido ou necessário.
Existem inúmeras escolas,
professores, país Montessorianos. Seu foco é ensinar seus filhos e alunos a
serem eles mesmos. Utilizando da cooperação, do respeito e do entendimento que
é necessário como diria Edgar Morin, religar o conhecimento, religar as
disciplinas, religar as pessoas, religar aquilo que nunca deveria ter sido
separado.
Referências:
https://www.amazon.com.br/educar-potencial-humano-Maria-Montessori-ebook/dp/B07LFJNQTH
Referências das imagens:
https://papirus.com.br/produto/para-educar-o-potencial-humano/
https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/03/quem-foi-maria-montessori-pedagoga-italiana-que-revolucionou-educacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário